Go Back Up

Ei, CEO, você não é um super-herói!

May 22, 2023 5:13:14 PM Psicóloga Lorena Soares Rebouças Valentim (CRP 11/1740) 3 min de leitura

Lorena Soares Rebouças Valentim
COO da Ama.elo Saúde Mental e Psicóloga (CRP – 11/1740)
E-mail: lorenasoares@amarelosaudemental.com.br

 

Fazer a empresa prosperar, ter visão estratégica, tomar decisões, estar à frente dos principais processos, manter-se atento às necessidades da equipe. São muitas e imensas as responsabilidades dos líderes das empresas, e em geral os CEOs chegam onde chegam por terem talento nato para conciliar várias demandas e para lidar com as pressões do dia a dia. Mas, sinto informar uma verdade: CEO, você não é um super-herói.

Não apenas por trabalhar de perto com gestores de muitas corporações, mas por algumas vezes ter, eu mesma, dito aquela frase: “não tenho tempo para adoecer”, sei bem o que se passa na cabeça de quem tem sob sua responsabilidade o futuro de uma instituição e, mais do que isso, de pessoas e famílias. Mas, não basta preocupar-se com a saúde dos liderados, importa e urge cuidar de si mesmo.

Sei também que é bem mais difícil para o líder apertar o “Desligar”, fechar a porta da sala sem levar trabalho para casa, mas isso precisa acontecer, para o seu próprio bem, da empresa, e das pessoas que dependem de um gestor saudável.

Adoecer faz parte da natureza humana. E, lembrando que o CEO não tem poderes especiais, o adoecimento mental também é um risco. Palmas para você que já tem se sensibilizado com a pauta em prol da sua equipe, mas permita-se também ser humano, vulnerável, digno de pausas e repouso, sem se envergonhar disso.

Não apenas neste mês, quando a pauta da saúde mental está em maior evidência por conta do Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, mas o ano inteiro: se você não tem tempo para ficar doente, tenha tempo para cuidar de si mesmo!

Para começar, aprenda a identificar sinais que demonstram que sua saúde mental pode estar em risco: estar sempre cansado, apresentar alterações no humor e no apetite, insônia e dores no corpo. Se você identificou alguns deles, mas acredita estar imune a problemas mentais, já que semanalmente “tira um tempo para si”, saiba que esta prática não inclui ler livros sobre gestão, assistir filmes sobre gestão ou manter a rotina de um happy hour com amigos para falar exclusivamente sobre gestão!

Esteja bem para que sua empresa permaneça bem!

Para começar, aprenda a identificar sinais que demonstram que sua saúde mental pode estar em risco. Na nossa atuação junto a empresas, para levar segurança emocional e elevar a qualidade de vida no ambiente de trabalho, temos identificado as queixas mais comuns entre os CEOs, e a campeã de todas é que não conseguem se desligar de jeito nenhum. Dores de cabeça; dores estomacais; insônia por conta do pensamento acelerado; choro fácil; sentimento de culpa; alterações no apetite (para mais ou para menos) são mais alguns sinais de alerta. Se você identificou alguns deles, mas ainda está dizendo para si mesmo que está imune a problemas mentais, já que semanalmente tira um tempo para si, saiba que esta prática não inclui ler livros sobre gestão, assistir filmes sobre gestão ou manter a rotina de um happy hour com amigos para falar exclusivamente sobre gestão! Se você tem feito isso, sinto dizer que não está tendo tempo para si. Esteja bem para que sua empresa permaneça bem!

Sobre a Amar.Elo Saúde Mental

Criada em setembro de 2021, como fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, a startup Amar.Elo tem o objetivo de se tornar uma plataforma de referência no cuidado à saúde mental. O site da Amar.Elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br. Para marcar uma consulta, basta entrar no link, clicar na aba que fica ao lado direito da tela e você será conduzido para a página de agendamento.

Psicóloga Lorena Soares Rebouças Valentim (CRP 11/1740)

LEVE AGORA O NOSSO PROGRAMA DE SEGURANÇA EMOCIONAL PARA SUA EMPRESA