Go Back Up

Saúde Mental é tendência para ESG em 2023

May 23, 2023 3:33:25 PM Aleks Mesquita 4 min de leitura

Dentre as três palavras da sigla que está no hype das notícias do mundo corporativo, o ESG (Environmental, Social and Corporate Governance), o "S" é o que menos tem se destacado, seja pela sua complexidade, ou como eu prefiro acreditar, por falta de uma visão clara dos gestores com a importância disso nas empresas, além do medo de abordar temas que podem necessitar uma mudança de cultura da empresa.

 De acordo com minhas pesquisas e conhecimento adquirido ao longo de mais de 15 anos de atuação dentro da jornada da saúde mental, vejo que isso tende a mudar. E defendo fortemente que a atenção para a saúde mental é uma das tendências do ESG para 2023 (e mais algum tempo). 

Mesmo havendo ainda uma resistência entre gestores, seja por desconhecimento ou por não querer enxergar a realidade, o fato é que transtornos mentais provocam uma perda no faturamento das empresas na ordem de R$ 397,2 bilhões por ano, sendo que na economia como um todo, a perda chega a 4,7% do PIB, segundo pesquisa da FIEMG.

 Já passou da hora de a saúde mental no ambiente de trabalho deixar de ser tratada com olhar de tratamento ("paga terapia que resolve") e passar a ser uma estratégia de gestão, olhando para o crescimento da empresa, e seu impacto no dia a dia do negócio. 

Vale ainda ressaltar que a saúde mental não é um problema específico de um grupo de pessoas, atinge desde os operários até os CEOs de uma empresa. É necessário um amadurecimento dentro das organizações em relação aos cuidados com a saúde mental, porque ainda há muito preconceito. Neste mês de abril, inclusive, o tema vem ganhando força graças à campanha do Abril Laranja, que combate a psicofobia, o preconceito contra pessoas que têm transtornos e deficiências mentais.

 Está mais que comprovado que colaboradores felizes e saudáveis tendem a ser mais leais, engajados, inovadores e criativos, pois o ambiente acolhedor faz o funcionário se sentir parte de um propósito e isso traz motivação e bem-estar.

 Para uma empresa ser sustentável, necessita de líderes emocionalmente saudáveis, e que atentem para o principal e mais valioso ativo das instituições, as pessoas. Se elas não estiverem bem, não será forte o tripé dos critérios ambientais, sociais e de governança corporativa. Por isso, líderes, vale a reflexão sobre os passos práticos que sua empresa tem dado neste sentido, começando por empoderar sua equipe com informação clara e acessível sobre o tema da saúde mental (prevenção), passando por adoção de medidas para garantir o acompanhamento dos profissionais de forma sigilosa e confortável (tratamento) e, por fim, com olhar atento para fora das quatro paredes da empresa, pensando, até mesmo, em como estão as relações sociais e familiares deste profissional. Instituições que tiverem este olhar global sobre o tema certamente terão diferencial competitivo na jornada por um ESG completo.

 Aleks Mesquita
CEO e founder da Amar.elo Saúde Mental, foi contagiado pelo empreendedorismo ainda na universidade, quando montou uma Empresa Júnior com um grupo de amigos. Ainda nesta época, decidiu se especializar em gestão empresarial, e em 2007 começou a trajetória na Saúde Mental, como Gerente Administrativo Financeiro no Hospital Nosso Lar, empresa de referência que atua há 54 anos no cuidado de pessoas com transtorno mentais, e de onde surgiu a Amar.elo Saúde Mental, com a missão de levar cuidado em saúde mental especializado para fora dos muros do hospital. Leitor compulsivo, apaixonado por podcast, amante do aprendizado contínuo. Casado e pai de meninas, cearense.

Saiba mais sobre a Amar.elo Saúde Mental

A Amar.elo Saúde Mental trabalha levando bem-estar emocional para o ambiente corporativo. Criada em setembro de 2021, como fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, a startup tem o objetivo de se tornar uma plataforma de referência no cuidado à saúde mental. Além disso, a startup lançou o seu novo conselho consultivo, formado por profissionais da saúde, RH, gestão corporativa, comunicação e tecnologia, que serão responsáveis por auxiliar na visão de negócios da marca. O site da Amar.Elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br . Para marcar uma consulta, basta entrar no link, clicar na aba que fica ao lado direito da tela e você será conduzido para a página de agendamento.

 Assessoria de Imprensa Amar.elo Saúde Mental
Impulsione Comunicação

Mirela Tavares (11) 99900-7351

Thalita Sollazzo (11) 97097-8010

Pollyana Rocha (85) 99747-3602

Aleks Mesquita

LEVE AGORA O NOSSO PROGRAMA DE SEGURANÇA EMOCIONAL PARA SUA EMPRESA