Pelo respeito à individualidade humana
May 23, 2023 11:12:23 AM Psicóloga Lorena Soares Rebouças Valentim (CRP 11/1740) 3 min de leitura

Pela descrição da ferramenta disponível no livro, pessoas que se destacam no tema "individualização" têm curiosidade sobre as qualidades únicas de cada pessoa, e têm o dom de descobrir como pessoas diferentes podem trabalhar juntas produtivamente.
Por me identificar com este tema, é que neste mês da mulher, quando se fala tanto em lutas e vitórias do universo feminino, eu levanto a bandeira do respeito à individualidade humana. Claro que não menosprezo a data e toda a sua importância histórica, mas acredito que em todos os dias do ano é urgente a normalização de certos temas, não por serem homens ou mulheres, mas por serem, antes de tudo, gente!
Neste mês, e sempre, que as diferenças sejam respeitadas, entre homens e mulheres, e entre mulheres e mulheres! Todos merecem respeito quando o assunto é saúde mental. E digo isso porque ao longo de alguns anos lidando com pessoas no mercado de trabalho, já ouvi um pouco de tudo e de todo discurso que aponta para um preconceito enraizado, incluindo o aspecto da saúde mental.
Todos têm o direito de sofrer, de ter dias ruins, de chorar, de não ser produtivo sempre. E, claro, não podemos esquecer da individualidade que une as mulheres: elas têm direito a estar mais vulneráveis nos períodos de TPM, cólica, gravidez, assim como podem não sofrer nenhuma interferência de situações como estas, o que mostra, mais uma vez, que cada indivíduo é único e não cabe numa caixinha rotulada.
Neste período, defendo o respeito ao individual! E convido líderes a incluir este ponto forte da individualização em suas metas de trabalho, de forma que seja mais natural identificar os talentos únicos, os interesses especiais, os estilos de trabalho, as formas preferidas de elogio ou as alterações de humor de cada um dos seus liderados.
Lorena Soares
Com mais de 25 anos de carreira, atuando diretamente com saúde mental, Lorena Soares é COO da Amar.elo Saúde Mental, empresa que atua no mercado nacional com a implementação de programas de segurança psicológica e emocional no universo corporativo. Com formação em Psicologia e especialista em estresse, ela tem uma trajetória profissional que inclui experiências tanto no setor público como privado, o que lhe deu uma visão mais ampla de todos os elos que envolvem os benefícios, problemas e tendências do segmento da saúde mental. Lorena tem ainda outras especializações, entre as quais se destacam a Gestão de Saúde e Educação pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), uma das mais respeitadas e reconhecidas instituições do Brasil em promoção da saúde e desenvolvimento social; Psicanálise no Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Ceará; e Infância pela Escola Psicanalítica do Ceará.
—
Saiba mais sobre a Amar.elo Saúde Mental
A Amar.elo Saúde Mental trabalha levando bem-estar emocional para o ambiente corporativo. Criada em setembro de 2021, como fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, a startup tem o objetivo de se tornar uma plataforma de referência no cuidado à saúde mental. Além disso, a startup lançou o seu novo conselho consultivo, formado por profissionais da saúde, RH, gestão corporativa, comunicação e tecnologia, que serão responsáveis por auxiliar na visão de negócios da marca. O site da Amar.Elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br. Para marcar uma consulta, basta entrar no link, clicar na aba que fica ao lado direito da tela e você será conduzido para a página de agendamento.
Assessoria de Imprensa Amar.elo Saúde Mental
Impulsione Comunicação
Mirela Tavares (11) 99900-7351
Thalita Sollazzo (11) 97097-8010
Pollyana Rocha (85) 99747-3602
-1.jpg?width=116&height=116&name=time%20HNL%202021%20(349)-1.jpg)