Empresas emocionalmente sustentáveis retêm mais talentos
May 23, 2023 2:18:19 PM Aleks Mesquita 3 min de leitura

Sustentabilidade emocional e seu impacto na retenção de talentos
Aleks Mesquita
CEO e Founder da Ama.elo Saúde Mental
O mundo passa por uma grande transformação no modelo de trabalho. Os mais jovens, millenials (nascidos entre 1980 a 1994) e Geração Z (1995 a 2010), não acreditam no conceito de ingressar numa empresa e permanecer lá pelo resto de suas vidas, independente do que aconteça. Sucesso na carreira, para eles, passa longe disso. São gerações que acreditam muito mais no conceito de trabalho baseado num propósito, em algo que faça com que se sintam motivados e engajados, em algo que leve a um crescimento não só profissional, mas também pessoal.
Estes trabalhadores não querem ser vistos apenas como recursos de uma empresa, mas como pessoas, na sua individualidade, que ali produzem, que querem se desenvolver e que estejam alinhadas ao que a empresa entrega para a sociedade de forma positiva. Este comportamento, que já se mostrava com força dez anos atrás, se potencializou após a pandemia, quando muitas pessoas pararam para ressignificar sua vida, trabalho, o que está acontecendo no mundo e o tempo que podem ter de vida.
Resultado destas reflexões, uma grande onda de demissões voluntárias atingiu o Brasil, depois de chegar com força nos Estados Unidos e Europa. Foram 2,9 milhões entre os meses de janeiro a maio deste ano, um aumento de 32,5% em relação ao mesmo período de 2021. Essa modalidade representou 33,4% de todos os desligamentos registrados nesses cinco meses (dados da gerência de Estudos Econômicos da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - Firjan).
São profissionais que não querem permanecer no emprego só por conta do salário ou mesmo por benefícios que a empresa lutou bastante para conseguir organizar e oferecer. E isso vem impactando fortemente as organizações, tendo em vista que elas não têm mais tanta facilidade para reter um bom talento.
Não que já tenha sido fácil, uma vez que já existia um grande esforço dedicado para investir na capacitação, crescimento, melhoria, fortalecimento da cultura organizacional junto aos talentos. Mas mesmo assim as empresas enfrentam dificuldade para retê-los, caso haja algum desalinhamento no propósito.
E um dos pontos que mais tem impactado atualmente é a segurança psicológica. Em um ano de atuação da Amar.Elo Saúde Mental junto a corporações do Brasil inteiro, já é possível constatar a diferença que um ambiente emocionalmente sustentável faz no ganho de capacidade e retenção de talentos. Se o colaborador percebe que está inserido em um local que não é tóxico, onde tem a liberdade de se desenvolver, de falar abertamente sobre quem ele é, como é e o que sente, isso lhe deixará mais confortável, mais suscetível a não buscar lá fora outras oportunidade.
É claro que a remuneração adequada e a possibilidade de crescimento continuam fazendo parte deste tripé. Realizado em 2021 com 3.770 ouvintes, o estudo Marca Empregadora da Randstad, consultoria global de RH, a progressão na carreira foi o fator mais importante para 77% dos trabalhadores brasileiros na hora de escolher um emprego; e salários, benefícios e um ambiente de trabalho agradável aparecem colados na segunda posição do ranking geral, com 74%.
Ou seja, um ambiente que ofereça segurança para viver de forma tranquila, sem assédio emocional, permitirá mais entregas espontâneas. Como bem se sabe, as gerações mais novas estão atentas ao discurso atrelado à prática, então chegarão mais longe as instituições que de fato proporcionem sustentabilidade emocional por meio do acesso à saúde mental de seus colaboradores. O primeiro passo para isso é tornar natural o uso de serviços com este foco. É o que fazemos, por meio de uma comunicação estruturada para a normalização do cuidado com a saúde mental. Nosso Programa de Segurança Emocional é baseado em três pilares: análise (testes online para acompanhamento da saúde emocional da organização elencando focos de atuação), educação (cursos, trilhas e eventos, em psicoeducação online, com o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a saúde mental e o ambiente de trabalho) e cuidado (conectamos os colaboradores ao atendimento online dos nossos psicólogos, nas diversas abordagens psicoterapêuticas).
Sobre a Amar.Elo Saúde Mental
Criada em setembro de 2021, como fruto da parceria com o Hospital Nosso Lar, a startup Amar.Elo tem o objetivo de se tornar uma plataforma de referência no cuidado à saúde mental. O site da Amar.Elo pode ser acessado por meio do endereço www.amarelosaudemental.com.br. Para marcar uma consulta, basta entrar no link, clicar na aba que fica ao lado direito da tela e você será conduzido para a página de agendamento.